O curso de especialização em Saneamento e Recursos Hídricos – SANERH foi firmado a partir de um convênio entre a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e o Ministerio de Obras Pública y Comunicaciones (MOPC) do Paraguai, sob coordenação do Professor Edson Cezar Wendland. Este curso é lato sensu com duração de 1 ano e teve como objetivo capacitar os profissionais engenheiros que são servidores do ministério do Paraguai.

A abertura oficial do curso, realizada em 06 de março de 2018, contou com a presença do grupo de discentes participantes do curso, do Diretor da EESC, Prof. Paulo S. Varoto, do Presidente da CCEx, Prof. Eduardo N. Asada, do Presidente da CCInt, Prof. Denis V. Coury, e dos representantes do MOPC, Ing. Hugo Miranda, Lic. Karina Depps e Advogado Pablo Martinez.

As aulas do primeiro semestre iniciaram-se em 12 de março de 2018, com encerramento em 06 de julho de 2018. O segundo semestre se estendeu do dia 06 de agosto até 18 de dezembro de 2018, data da última defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No início de cada disciplina os discentes receberam, individualmente, livros da bibliografia básica da temática Saneamento e Recursos Hídricos, para uso nos dois semestres do curso.
Nesta perspectiva, seguindo o cronograma previsto, o presente documento apresenta o conteúdo abordado nas disciplinas ministradas nos 1º e 2º semestre de 2018 do curso de especialização “Capacitação em Saneamento e Recursos Hídricos”, incluindo a carga horária, período e referências bibliográficas, frequência e desempenho dos alunos, bem como descrição das atividades extracurriculares e análise da coordenação do curso.

ANÁLISE DA COORDENAÇÃO

O curso de especialização em Capacitação em Saneamento e Recurso Hídricos permitiu aos discentes a expansão de seus conhecimentos nas temáticas relacionadas a: I) Coleta e tratamento de esgoto; II) Tratamento e distribuição de água potável; III) Coleta e disposição de resíduo sólidos; IV) Gestão socioambiental; V) Drenagem urbana e VI) Recursos hídricos. Ademais, proporcionou crescimento pessoal, uma vez que foi verificada uma evolução contínua do corpo discente, com melhor aproveitamento, acompanhando a adaptação às novas condições culturais e ao idioma.

Durante o primeiro semestre de atividades do curso de especialização em Saneamento e Recursos Hídricos foram feitos alguns ajustes nos conteúdos programáticos das disciplinas com o intuito de adequar à formação profissional anterior dos discentes e preencher lacunas em algumas áreas específicas, ampliando a assimilação das temáticas pelos mesmos.

Os discentes demonstraram muito interesse nos tópicos apresentados nas disciplinas, estando sempre participativos durante as aulas e engajados em esclarecer dúvidas para além da sala de aula, tanto com os docentes, como com os monitores, principalmente nas disciplinas com as quais tinham pouca familiaridade. Isto é certificado com a presença constante e participação ativa dos discentes nas monitorias não obrigatórias e atividades extracurriculares, além da frequência regular nas disciplinas obrigatórias.

Além disso, o engajamento dos mesmos refletiu nas notas avaliativas de desempenho, em que oito disciplinas, das dezesseis que foram ministradas durante o curso, apresentaram desempenho médio geral igual ou acima de 9,0. Vale ressaltar a importância da elaboração do TCC na formação acadêmica dos alunos. Nessa atividade, os discentes tiveram contato com as demandas do Paraguai e foram orientados na busca por soluções preliminares.

A transformação de Engenheiros Industriais em Engenheiros de Saneamento e Recursos Hídricos foi um desafio de dificuldades inimagináveis antes do início do curso. Graças ao esforço conjunto de docentes, discentes, monitores e pessoal administrativo, a missão foi concluída com sucesso, abrindo uma nova perspectiva profissional a todos participantes. Nesse contexto, a experiência das atividades do curso de especialização foi enriquecedora tanto para os discentes como para os docentes e monitores envolvidos. Cabe observar que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos devem ser vistos como anteprojetos, com dimensionamento preliminar das estruturas propostas. O curso realizado permitiu a assimilação dos fundamentos teóricos relacionados aos temas abordados. A experiência prática, necessária à atuação profissional na área, será adquirida ao longo do tempo, no desenvolvimento de projetos reais de interesse da sociedade paraguaia. Esse processo de amadurecimento não pode ser ensinado em cursos e resulta das condições de atuação de cada engenheiro. Apesar das dificuldades iniciais impostas pela formação anterior dos discentes, os resultados obtidos podem ser considerados excelentes.